Cultura de paz
Se queremos alcançar a verdadeira paz no mundo, devemos começar pelas crianças.
Gandhi
Cultura de paz é um conjunto de
valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida que se
baseiam, entre outros, no respeito à vida, ao ser humano e à sua
dignidade; no combate à violência por meio da educação, do diálogo e da
cooperação; e na adesão aos princípios da liberdade, justiça,
solidariedade e tolerância, buscando a compreensão entre os povos, entre
as comunidades e entre as pessoas.Estes princípios constam da Declaração e Plano de Ação para uma Cultura de Paz, aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 13 de setembro de 1999, que conclama a todos - indivíduos, grupos, associações, comunidades educativas, empresas e instituições - para agregar à sua prática cotidiana um compromisso com o respeito à vida, o combate à violência, a prática da generosidade, a preservação do planeta e a solidariedade.
A década 2001-2010 foi decretada, também pela ONU, como a Década Internacional da Cultura de Paz e Não-Violência para as crianças do mundo. Para guiar as ações, elaborou-se um Manifesto 2000 para a Cultura de Paz, onde constam seus 6 pilares. São eles:
• Respeitar a Vida;
• Rejeitar a Violência;
• Ser Generoso;
• Ouvir para Compreender;
• Preservar o Planeta;
• Redescobrir a Solidariedade.
Este tema tem reunido, nos mais diversos países, profissionais de diferentes áreas, organizações não governamentais e outros movimentos preocupados em garantir às crianças seus direitos fundamentais, por meio de campanhas educativas e da inserção, nas políticas públicas, de programas que priorizem a primeira infância, buscando a construção de um mundo melhor.
Inserida neste movimento, a Aliança pela Infância no Brasil reconhece na educação, e particularmente na educação na primeira infância, considerada em seus múltiplos aspectos, a base para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e mais justa.
Dialogando com diferentes cenários - pobreza, desnutrição, violação de direitos, exclusão, violência em diferentes contextos, discriminação, drogas, influência da mídia, pressão escolar precoce -, a educação na infância para a cultura de paz deve buscar a interação com os mais diversos setores da sociedade. É desta forma que a Aliança desenvolve sua atuação: construindo e participando de uma rede de alianças que buscam formas de resguardar a infância e garantir às crianças um ambiente adequado a um desenvolvimento saudável e uma educação baseada nos princípios da moralidade, valores éticos e espirituais.
Comentários
Postar um comentário