O Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo é Destaque Estadual no Prêmio Gestão Escolar 2013 
Disputado
 por diversas escolas finalistas, o Prêmio Gestão Escolar 2013 consagrou
 como grande campeã o
Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo do estado de Rondônia como
 Destaque Estadual. Em clima de muita emoção, a equipe da instituição de
 ensino do município de Vilhena, segue agora para a fase Nacional de 
Avaliação do Prêmio Gestão.
O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de
 Secretários de Educação (CONSED) e seus parceiros. Visa estimular a 
melhoria da gestão das escolas públicas em busca de um objetivo maior: 
garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os 
estudantes brasileiros.
Participam do Prêmio Gestão quaisquer escolas do ensino regular da 
educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Ensino 
Médio) das redes públicas estaduais/distrital e municipais, que realizem
 o processo de autoavaliação, nos termos do regulamento.
As etapas de avaliação são:
Primeira Etapa - Colegiados Escolares – Nesta etapa é realizada a 
autoavaliação, a equipe dirigente mobiliza o Conselho Escolar ou órgão 
equivalente, integrado por representantes de todos os segmentos da sua 
comunidade, e convida outras pessoas da localidade, desse modo a 
autoavaliação é realizada de forma abrangente, participativa e dinâmica.
Segunda Etapa - Comitês Regionais – Composto por técnicos das CREs, 
representantes das secretarias de educação municipal e sintero, tem por 
responsabilidade, receber e analisar as inscrições encaminhadas pelas 
escolas de acordo com as orientações da Coordenação Nacional, eleger, 
entre as inscrições recebidas, aquelas que comprovam melhor desempenho 
em gestão escolar, realizar visita técnica às escolas selecionadas e 
selecionar, as que seguirão para a etapa estadual.
Terceira Etapa - Comitês Estaduais - Composto por membros da SEDUC, 
SINTERO, UNDIME, CEE- Conselho Estadual de Educação, UNIR e Fundação 
Roberto Marinho, têm por responsabilidade analisar as inscrições 
encaminhadas pelos Comitês Regionais, eleger as inscrições que 
demonstrem melhor desempenho em gestão escolar, realizar visitas 
técnicas às escolas indicadas e produzir relatórios que comprovem e 
complementem as informações das inscrições para subsidiar a seleção 
estadual e finalmente selecionar a escola do Estado, que demonstre 
melhor desempenho em gestão escolar para concorrer, em âmbito nacional, 
ao título de "Escola Referência Brasil".
Etapa Nacional - Comitê Nacional - O Comitê Nacional é constituído por 
representantes do CONSED, da UNDIME, do Comitê de Governança do PGE e 
especialistas em educação. Tem por atribuição, selecionar, entre as 
escolas “Destaque Estadual”, dos 26 estados da Federação e do Distrito 
Federal, as seis escolas que mais se destacam para receber o título de 
escola “Destaque Nacional” e ainda selecionar dentre as seis, a escola 
que será considerada “Escola Referência Brasil”.
Como Destaque Estadual a Escola será agraciada com uma viagem para 
intercâmbio de experiências no Brasil e/ou no exterior na pessoa da 
diretora, patrocinada por agências de cooperação parceiras e pelas 
respectivas secretarias de Educação dos Estados/Distrito Federal e dos 
Municípios e também contemplada com o diploma “Destaque Estadual”.
Constam ainda os seguintes prêmios em dinheiro:
- R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a Escola classificada como 
“Referência Brasil”;
- R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada uma das escolas “Destaque 
Nacional” (exceto para a escola selecionada como “Referência Brasil”);
- R$ 6.000,00 (seis mil reais) para cada escola indicada como “Destaque 
Estadual/Distrital”, que não tiver sido classificada entre as seis 
finalistas.
Nossa torcida ao Instituto Wilson Camargo.
O Prêmio Gestão Escolar é uma forma de estimular as escolas à cultura da
 autoavaliação como quesito básico para a melhoria da qualidade do 
ensino. Muito além da premiação estão os outros ganhos que a escola 
obtém que é, a participação coletiva nos processos de decisão, a visão 
que a escola pode ter de si mesma quando realiza a autoavaliação, a 
oportunidade de coletivamente propor um plano de melhoria as questões 
deficitárias detectadas durante o processo de autoavaliação.
 
Texto: Madalena Marcelino
Fonte: Ascom/Seduc/GAE
 
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