O Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo é Destaque Estadual no Prêmio Gestão Escolar 2013 
Disputado por diversas escolas finalistas, o Prêmio Gestão Escolar 2013 consagrou como grande campeã o Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo do estado de Rondônia como Destaque Estadual. Em clima de muita emoção, a equipe da instituição de ensino do município de Vilhena, segue agora para a fase Nacional de Avaliação do Prêmio Gestão. O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e seus parceiros. Visa estimular a melhoria da gestão das escolas públicas em busca de um objetivo maior: garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes brasileiros. Participam do Prêmio Gestão quaisquer escolas do ensino regular da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio) das redes públicas estaduais/distrital e municipais, que realizem o processo de autoavaliação, nos termos do regulamento. As etapas de avaliação são: Primeira Etapa - Colegiados Escolares – Nesta etapa é realizada a autoavaliação, a equipe dirigente mobiliza o Conselho Escolar ou órgão equivalente, integrado por representantes de todos os segmentos da sua comunidade, e convida outras pessoas da localidade, desse modo a autoavaliação é realizada de forma abrangente, participativa e dinâmica. Segunda Etapa - Comitês Regionais – Composto por técnicos das CREs, representantes das secretarias de educação municipal e sintero, tem por responsabilidade, receber e analisar as inscrições encaminhadas pelas escolas de acordo com as orientações da Coordenação Nacional, eleger, entre as inscrições recebidas, aquelas que comprovam melhor desempenho em gestão escolar, realizar visita técnica às escolas selecionadas e selecionar, as que seguirão para a etapa estadual. Terceira Etapa - Comitês Estaduais - Composto por membros da SEDUC, SINTERO, UNDIME, CEE- Conselho Estadual de Educação, UNIR e Fundação Roberto Marinho, têm por responsabilidade analisar as inscrições encaminhadas pelos Comitês Regionais, eleger as inscrições que demonstrem melhor desempenho em gestão escolar, realizar visitas técnicas às escolas indicadas e produzir relatórios que comprovem e complementem as informações das inscrições para subsidiar a seleção estadual e finalmente selecionar a escola do Estado, que demonstre melhor desempenho em gestão escolar para concorrer, em âmbito nacional, ao título de "Escola Referência Brasil". Etapa Nacional - Comitê Nacional - O Comitê Nacional é constituído por representantes do CONSED, da UNDIME, do Comitê de Governança do PGE e especialistas em educação. Tem por atribuição, selecionar, entre as escolas “Destaque Estadual”, dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal, as seis escolas que mais se destacam para receber o título de escola “Destaque Nacional” e ainda selecionar dentre as seis, a escola que será considerada “Escola Referência Brasil”. Como Destaque Estadual a Escola será agraciada com uma viagem para intercâmbio de experiências no Brasil e/ou no exterior na pessoa da diretora, patrocinada por agências de cooperação parceiras e pelas respectivas secretarias de Educação dos Estados/Distrito Federal e dos Municípios e também contemplada com o diploma “Destaque Estadual”. Constam ainda os seguintes prêmios em dinheiro: - R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a Escola classificada como “Referência Brasil”; - R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada uma das escolas “Destaque Nacional” (exceto para a escola selecionada como “Referência Brasil”); - R$ 6.000,00 (seis mil reais) para cada escola indicada como “Destaque Estadual/Distrital”, que não tiver sido classificada entre as seis finalistas. Nossa torcida ao Instituto Wilson Camargo. O Prêmio Gestão Escolar é uma forma de estimular as escolas à cultura da autoavaliação como quesito básico para a melhoria da qualidade do ensino. Muito além da premiação estão os outros ganhos que a escola obtém que é, a participação coletiva nos processos de decisão, a visão que a escola pode ter de si mesma quando realiza a autoavaliação, a oportunidade de coletivamente propor um plano de melhoria as questões deficitárias detectadas durante o processo de autoavaliação. Texto: Madalena Marcelino Fonte: Ascom/Seduc/GAE

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